Câncer de Pulmão tem cura !

sexta-feira

Publicado no Brazilian Journal - Boston, Janeiro 2009


SAÚDE
Verdades que nem todo fumante quer saber

O câncer de pulmão é o que mais mata em todo o mundo
Ricardo Santos*

Somente nos Estados Unidos estimou-se mais de 200 mil mortes causadas pelo câncer de pulmão apenas em 2008. O câncer tornou-se o inimigo número um em saúde pública no Estado de Massachussets, superando no ano passado as mortes causadas por doenças cardiovasculares do tipo infarto e falência do coração. E todas relacionadas ao cigarro.

Não adianta dizer que fuma apenas cigarros de baixo teor, ou tentar enganar-se dizendo que fuma apenas quando esta tomando café ou aquela cervejinha do fim de semana. Não existe meia gravidez, tanto quanto não existe meio fumante. Ouvi de um amigo pneumologista que não podemos dizer que levar três tiros é melhor ou pior do que tomar 20 tiros. Assim como também não podemos discutir sobre quantos cigarros é seguro fumar.

A principal causa do câncer é o tabagismo. E não importa qual o tipo de cigarro. É lógico que nem todos os fumantes adquirem câncer de pulmão, mesmo o risco aumentando com a quantidade de cigarros. Entretanto, toda pessoa que fuma está se expondo e também a todos que a rodeia. Filhos, esposas ou maridos, estão todos fumando por causa dos produtos tóxicos presentes na fumaça do cigarro. O tabagismo passivo, ou seja, inalar a fumaça dos outros fumantes, também acarreta problemas de saúde. E é por isso que as leis e restrições aos fumantes estão crescendo nos Estados Unidos e também no Brasil.

Ambientes de trabalho onde existem fumantes são ambientes contaminados. Fumar está se tornando cada vez mais fora de moda. Crianças que foram expostas ao fumo durante a gravidez, podem nascer com baixo peso ou ter doenças respiratórias graves.

O argumento dos que fumam é que fumar é um ato voluntário. E que deve ser preservada a capacidade de decisão do indivíduo. É claro que a pessoa pode exercer a sua individualidade ou vício, mas isso deve ser feito longe daqueles que não querem sofrer as consequências. Com isso, conclui-se que ao fumar isoladamente, evita-se afetar a saúde da família. Entretanto, nem todos que fumam morrem rapidamente. A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida como bronquite crônica ou enfisema, torna o indivíduo incapaz. Passando este a ser responsabilidade da sociedade, enquanto familia ou estado. Então podemos dizer que todo fumante é um egoísta em potencial? Não! Talvez a definição melhor seja aquela de que o fumante é um dependente químico que pensa ser independente em suas decisões. Fumar não é um hábito. É dependência química que precisa ser tratada.

Nem seria preciso acrescentar aqui a extensa lista dos males do cigarro. Mas, poderíamos citar como algumas das conseqüências nefastas do hábito de fumar o câncer gástrico, o de mama, da bexiga, o infarto do miocárdio ou o derrame cerebral.

Homens que fumam vivem em media treze anos menos do que os não fumantes, e as mulheres fumantes vivem em média quatorze anos a menos.

Prezado leitor, como cirurgião de tórax e profissional da saúde, a minha obrigação e a de todos com quem trabalho é cuidar dos pacientes fumantes, que é a grande maioria, e dos não fumantes, obviamente. Infelizmente, muitos já comentaram comigo que começaram a fumar durante a infância ou na adolescência, porque era moda. Alguns simplesmente não adquiriram o conhecimento de que não fumar seria a melhor opção de vida.

Se a verdade é dura, muito pior é a doença. Sabemos que as pessoas que param de fumar tem o benefício imediato do aumento da capacidade pulmonar. E em poucos anos terão o mesmo risco daqueles que não fumam para muitas das doenças citadas acima. Parar de fumar não é fácil. Entretanto, hoje com a internet são várias as opções em encontrar orientação e tratamento. Aqui está um site fácil de lembrar o nome e de bom conteúdo www.queroparardefumar.com.br
Além disso, o Boston Medical Center e dezenas de outros centros oferecem suporte aos pacientes que tomam essa importante decisão. Basta procurar-nos!

Mantenha o otimismo e decida-se em favor da vida.

*Ricardo Sales dos Santos, MD é médico brasileiro no Boston Medical Center

Nenhum comentário:

Saiba mais sobre o Câncer de Pulmão

Me diz como ser feliz em outro lugar...

Neste vídeo, vemos as maravilhas do Brasil e a dedicação daqueles que ajudam a construí-lo e defendê-lo. Mas o combate descrito no vídeo é o da defesa aos seres humanos: seus valores, sua saúde, seu lar... Parabéns aos indivíduos da força aérea pela sensibilidade na confecção desse trabalho. Brasileiros ou não, vejam e me digam se não é emocionante.

Reportagem Jornal A Tarde 10/2006

Reportagem Jornal A Tarde 10/2006
Nosso amigo Craig em visita oficial ao Brasil

Litoral Norte da Bahia

Cool Slideshows
Valeu Bandeira !!

Lung Cancer Presentation - Aula para estudantes em Boston

ImedJC Case Report - 51 years old with Advanced Lung Cancer

Salvador Bahia !!